sexta-feira, 7 de março de 2014

Estou tranquila, na sala, ajudando um aluno numa atividade, quando Fulano denuncia:
---- Tia, Sicrano me chamou de veado!
Eu penso que, realmente, tudo estava muito calmo nesta minha sala de primeiro ano....
---- O que? Como assim? --- Eu pergunto com a intenção de ganhar tempo para pensar à respeito do que estava acontecendo...
---- Ele me chamou de veado na fila do lanche!
---- Mas isso já faz um tempo! Eu não tô entendendo -- não estava mesmo...
---- Foi o Beltrano quem me contou!
---- Beltrano, o que você disse pra ele? Você ouviu o Sicrano chamar o Fulano assim?
---- Não, professora, eu não ouvi. Foi a Fulana que ouviu e me contou. Ai eu tinha que contar, né tia? Eu tinha que falar a verdade...
---- Não, você tinha que falar era pra mim! Eu vou conversar com ele sobre isso - e o menino acusado mantinha-se numa postura muito discreta, esperando que eu nem sequer olhasse pra ele -- O que você fez foi fofoca e muito depois do ocorrido!
Pronto, agora é a vez de inquerir o acusado de seis aninhos:
---- Sicrano, por que você chamou o seu amigo de veado?
---- Ah, não sei tia.
---- Você sabe o que é veado?
---- Não...
Respiro fundo, e lá vai:
---- Veado é um animal que se parece com a rena do Papai Noel, aquela que puxa o trenó dele. Por acaso o nosso amigo se parece com o animal que puxa o trenó do Papai Noel?
---- Não, tia. -- E todos concordam que ele não se parece nem um pouco com a rena.
---- Hum, peça desculpas ao seu amigo. Ele tem nome, não é pra colocar apelido bobo. E você, mocinho, da próxima vez que ouvir um amigo colocando apelido em outro, fale comigo primeiro, entendeu?
Todos entenderam que veado e rena são muito parecidos, que graça é a idade de seis anos.
Mas, ninguém diz algo à toa, a família saberá sobre a palavra dita que, provavelmente, ouvida num contexto diferente, foi repetida sem que se desse sentido ao significado pejorativo, quem sabe não terá mais cuidado? Que saudades dessa fase da infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário