quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sugestão: "A Onda"

Filme riquíssimo, com muitas possibilidades de discussão. Baseado num fato ocorrido na década de 60 nos EUA, a história é transposta para a Alemanha atual, cenário rico devido ao passado concreto de nazismo.

Há muitos aspectos para discutir sobre o filme, mas ressalto a problematização sobre a adolescência e os dilemas e angústias que nós percebemos, no decorrer do filme, que os adolescentes vivenciam.

Não saber o que fazer também é um dilema, principalmente numa sociedade em que a personalidade mais pesquisada no google é uma "atriz" chamada Paris Hilton, como desabafa um dos personagens.

Também fica evidente a necessidade de se pertencer a um grupo, e ser um entre outros, mas ser destes outros, acima de tudo. Proteger e ser protegido.


O filme ainda não chegou à Baixada Santista, mas deixo a indicação dos seguintes locais em sampa:


Unibanco Arteplex - R. Frei Caneca, 569, São Paulo - SP, 01307-970 - Mapa16:10 19:30 21:40
HSBC Belas Artes - R. da Consolação, 2423, São Paulo - SP, 01301-100 - Mapa16:30 18:30 20:30

Postado por APSR.

A Onda (Welle, Die, 2008) »
Direção: Dennis Gansel»
Gênero: Drama»
Origem: Alemanha»
Duração: 101 minutos»
» Sinopse: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

3 comentários:

  1. Oi!!! Brigadão pela visita, apareça sempre..
    E é verdade né? Às vezes nos falta uma mãozinha, mas tudo bem!

    Sobre "A Onda" aqui em Santos tem ESPAÇO UNIBANCO mas não tá em cartaz este filme...poxa! Deve ser legal. Vou aguardar chegar por aqui.

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Assisti este filme há muito tempo... muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Este filme é um remake do original de 1981

    ResponderExcluir