segunda-feira, 14 de março de 2011

Sobre autismo.

Visitando o blog da UME Jardim Casqueiro (http://umejardimcasqueiro.blogspot.com/), organizado pela prof. Selma, encontrei a indicação de uma revista sobre Autismo, com textos elucidativos e outros links.

Gostei e repasso. Este ano tenho em minha classe um aluno portador deste quadro, e embora eu esteja estudando sobre o tema, sinto que a relação é recheada de tentativas, de erros e acertos.

Assim como é necessário conhecer o ritmo, o comportamento e as idiossincrasias de cada aluno, impõe-se com urgência este conhecimento também para o aluno autista. E é uma relação de muito tato, que exije delicadeza e percepção. É um aprendizado.

Meus alunos estão me ajudando muito, e também estão aprendendo a se relacionar com o colega autista, e  demonstram carinho, afeto, ternura...

Mesmo quando ele chora e grita, eles se preocupam em saber o motivo do choro, sem se impacientar.

Estamos aprendendo, e não é fácil, pois é uma relação que envolve vários atores, desde meus alunos, eu, até os gestores públicos, que devem se preocupar e direcionar esforços para que a inclusão ocorra com estrutura para todos que a vivenciam.

http://www.revistaautismo.com.br/noticias/brasil-e-destaque-no-dia-mundial-do-autismo-2-de-abril

APSR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário